sábado, 16 de janeiro de 2016

O poder do PROCESSO em uma empresa



Olá pessoal, tudo bem?

Todos sabemos que nos dias de hoje além de organização, determinação e muito trabalho, uma empresa séria precisa ter um processo bem definido e estruturado. E claro, este processo sempre precisa ser revisto e melhorado sempre que necessário.

Mas por que precisamos saber disso?

O processo quando bem estruturado, implementado e seguido, pode fazer com que exista um enorme ganho de tempo sendo na entrega final de um produto para seu cliente ou mesmo para os nossos processos e fluxos internos.
O importante disso tudo é fazer com que todos na sua empresa saibam o processo, dominem o processo, façam parte dele, contribuam para melhora-lo, mas acima de tudo, é necessário que todos sigam o mesmo processo.

Isso mesmo. Existe empresas que todas as áreas envolvidas em um determinado objetivo usem por si próprias um processo que em sua maioria faz sentido apenas para a área que a utiliza e não para a empresa como um todo.

E o que ganhamos com isso?

Nada!

Na verdade temos perda de tempo, produtividade, desgaste e estresse com os envolvidos e seu produto ou cliente final acaba sendo impactado. Essa cadeia de eventos e problemas faz com que uma empresa não cresça, não se atualize mediante ao que está de mais novo no mercado. E isso seja ele qual for.

Eu acredito muito em uma estrutura que é apresentado no programa do History Chanel: O sócio, apresentado por Marcus Lemonis.
É um programa onde este investidor resgata empresas que estão com problemas dos mais diversos, em troca ficando com um percentual das empresas e ele no comando até resolver tudo que for preciso.

Mas o que isso tem haver com processo?

Simples...
Ele ataca onde a maioria das empresas apanha... No processo.
O lema dele é:
- Pessoas, Processos e Produto (Os 3 P's).



Se trabalharmos e lapidarmos as pessoas, fazer com que elas estejam motivadas, entendam o que precisa ser feito e façam o que precisa ser feito, conquistamos o primeiro P.

O processo é a "cartilha" que será seguida pelas pessoas e tudo mais dentro de sua empresa.
Como funciona cada setor, como deve funcionar a comunicação, o papel de cada um, suas responsabilidades, onde podemos ganhar mais tempo com determinada função, onde podemos acelerar o fluxo, enfim... O que cada Pessoa deve seguir. Conquista do segundo P.

Somando os dois P's, teremos automaticamente o terceiro P... O Produto final.

O que uma empresa ganha com tudo isso?

- Clientes felizes e satisfeitos;
- Ótimos produtos;
- Confiabilidade;
- Melhor precisão nos prazos;
- Diferencial;
- Funcionários mais felizes;

E claro, o que mais uma empresa visa... Lucro $$$$

Processo é importante e não é um bicho de sete cabeças. Muito menos algo chato de ser seguido.

Só vale lembrar novamente que todos devemos nos envolver com o processo, querer melhora-lo, sermos ouvidos quanto a sugestões no processo, entende-lo e sempre estar atento quanto ao processo.

Para isso, é sempre bom manter um canal de comunicação único na empresa para notificar alterações e data de quando este entra em vigor.
Uma equipe para pensar e ser dona para cuidar do processo.

Pense grande, pense certo e aja com processo em tudo... Nas pequenas coisas podemos inserir processo e aos poucos tudo ao nosso redor, até no que mais faz sentido teremos a visão do processo para facilitar tudo.

Espero que esta dica ajude todos e que suas empresas, independente de qual seja, possam ter um processo e crescer ainda mais.

Abraço e até a próxima.

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