quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Site do projeto Linux Mint é Hackeado



Olá pessoal, tudo bem?

Sei que é muito difícil o que vou dizer, mas é verdade.
O site do projeto Linux Mint foi invadido por hackers no último final de semana e versões comprometidas do sistema estavam sendo disponibilizadas.

Nessa versão comprometida disponibilizada como oficial, existem diversas brechas de segurança permitindo que o sistema seja controlado e acessado remotamente por pessoas mal intencionadas.

Os responsáveis pelo Blog Mint logo perceberam e retificaram essa questão. Para quem baixou a imagem comprometida no Sábado (20) o blog Mint recomenda um novo download e a reinstalação do sistema.

Sabe-se pelo menos que as cópias que foram modificadas fazem conexão com o site absentvodka, mais precisamente com um endereço da Bulgária.

Nota do Blog Mint:

“O que não sabemos é a motivação por trás desse ataque. Se mais esforços forem feitos para atacar nosso projeto e se o objetivo é nos machucar, vamos entrar em contato com as autoridades e empresas de segurança para confrontar os responsáveis”.

Após todo esse acontecimento e o site ter ficado fora para investigação e melhor apuração, o site do projeto já está no ar e funcionando normalmente.


Não é por ser um site de linux que vou falar  isso, mas por que fazer isso com um projeto sério? Um projeto que tende mais ajudar as pessoas do que atrapalhar?
Enfim, a questão que gostaria de deixar bem claro aqui é que o site foi comprometido, não a integridade do sistema Linux em si.
As cópias que foram disponibilizadas que estavam com conteúdo vulnerável não quer dizer que o Mint seja assim. Essa imagem foi pensada e customizada por alguém ou por algum grupo de pessoas que sabia muito bem o que queriam fazer.

Abs e boa noite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário