Anuncios

domingo, 16 de outubro de 2016

Carreira - Técnica ou gestão?

Olá pessoal, tudo bem?

O assunto de hoje é carreira...

                                                           Técnica ou Gestão?


- Você escolhe!!!

Quando ingressamos na carreira seja ela de T.I ou não, com o passar do tempo e de acordo com algumas oportunidades, nos deparamos com um dilema que é o de seguir com uma carreira técnica ou nos preparar e assumir uma carreira de gestão.

Para os profissionais de T.I (como é o meu caso) talvez este dilema seja um tanto quanto maior, pois em muitos casos passamos realmente muito tempo cuidado das questões técnicas e nos apegando à elas, nos acostumamos a viver com as janelas de manutenção, ou seja, trabalhando a noite/madrugada, finais de semana, feriados e tudo isso regado à muita pizza e claro, café :)...

Não quero de forma alguma falar que ficar na área técnica está errado e nem falar que escolher uma carreira de gestão está errado.

O certo é escolhermos aquilo que gostamos, o que podemos escolher e claro, aquilo pelo qual vamos nos dedicar para continuar fazendo a diferença.

Vou salientar alguns pontos que talvez ajude as pessoas a ter uma visão de ambas as carreiras, mas claro, que isso é meu ponto de vista e o que tenho percebido ao longo de minha carreira e pelos lugares que passei até hoje.

Carreira técnica:

Pontos de atenção:
- Os problemas devem ser resolvidos para ontem;
- Temos que ser multitarefa para executarmos atividades de forma simultânea;
- Além de sabermos tudo tecnicamente, temos que estar alinhados com o Negócio;
- Temos que saber e dominar processos;
- Ter noções de valores/orçamento;
- Disponibilidade para as janelas de manutenção;
- Em muitos casos quanto mais certificação melhor;

Pontos de "vantagens:
- Fazendo seu trabalho de forma correta, possui uma estabilidade um pouco melhor em relação a cargos de gestão;
- Dependendo do cargo o salário realmente compensa, do quanto se trabalha e se as janelas de manutenção podem render um extra $$$;
- Estar antenado com as novidades tecnológicas, ou seja, ficar sempre se atualizando e conhecendo coisas novas;
- Horário flexível;
- Mercado mais amplo;
- Maior período para tirar as férias;

Pode não parecer grande coisa e algumas até podem existir em ambas as carreiras, mas as vezes de forma diferente.

Carreira em gestão:

Pontos de atenção:
- Alinhamento sempre com o Negócio;
- Conhecimento de orçamento, questões trabalhistas, processos
- Trabalhar 100% diretamente com pessoas, e entenda pessoas até mesmo com aquelas pessoas mais difíceis que você deve pelo menos manter um "social"para uma boa saúde de todos;
- Cargo de confiança, ou seja, nem sempre o tanto que você realmente trabalha fora de hora ou quando é acionado durante a madrugada é remunerado $$$;
- Não existe o extra;
- Se atualizar quanto a gestão de recursos e pessoas;
- Convivência com as outras áreas que em determinadas empresas podem ter mais voz ativa e vontades que a sua;
- Normalmente quando empresas passam por reestruturação, processos de fusão, redução de custos, cargos de gestão são os primeiros à serem eliminados;
- Férias reduzidas (Até hoje nunca vi um gerente meu ou coordenador, diretor que fosse, tirar mais que 10 ou estourando 20 dias seguidos de férias);

Pontos de vantagens:
- Normalmente os salários são um tanto quanto mais altos que profissionais técnicos;
- Flexibilidade de horário;
- Não é necessário conhecer tecnicamente tudo, podendo sempre ter uma visão panorâmica do que determina tecnologia atende;
- A solução do "pra ontem"cabe a outra executar, porém, o gestor cobrar e ficar em cima. Ou seja, sem mão na massa;
- Visão das demais estruturas da empresa;
- Para quem gosta de lidar com pessoas 100% do tempo, vale como um ponto de vantagem;
- Normalmente são enviados para eventos, grandes eventos no exterior;

Em resumo...

Todas as carreiras possuem vantagens e desvantagens e cabe a nós escolhermos a que mais nos agrada e que nos atende como pessoa, como profissional, como ser humano.

Hoje não sei falar muito bem para qual destas eu vou dedicar minha vida, pois hoje consigo ter uma mescla das duas e fazendo-as trabalhar juntas creio que com o tempo vou vendo para qual minhas habilidades serão mais úteis.

Eu gosto muito da área técnica, ter que colocar a mão na massa para resolver problemas, configurar ambientes, trabalhar com as tecnologias novas, conhecer como as coisas estão se integrando cada vez mais... Porém, cada vez mais me fascino para o mundo da gestão, poder alinhar expectativas, alinhamento com as necessidades de negócio, gestão de fornecedores, pessoas, enfim, para quem sempre foi técnico, este é um mundo novo.

Não importa o que escolhermos, a mensagem que gostaria de passar é que temos sempre que lutar para sermos os melhores, seremos referência, nos colocarmos como protagonistas e isso nos fará alcançar patamares melhores, maiores e de maior visão.

Podemos ser técnicos medianos ou mesmo abaixo da média, mas isso terá um preço também. Não teremos estabilidade e muito menos retorno $$$, pois com certeza não seremos escalados para janelas de manutenção remuneraras visto que nossos gestores não terão confiança no trabalho.

Claro que existem lugares que começam com restruturações de traz para frente de acordo com o que falei e começam pelas áreas técnicas e não de gestão, tendo as vezes um coordenador para dois recursos técnicos.
Sim, eu já vi isso também.

Vamos sempre ter em mente uma coisa:
- Somos donos de nossas decisões e escolhas. Se algo não está bom, mude! Corra atrás de sua mudança.
Façamos aquilo que mais gostamos e isso já será um grande passo para nosso avanço, para o nosso sucesso.
Independente da carreira, devemos ser HUMANOS, pessoas de bem.

O restante das coisas vão fluindo.

Espero que com esses pontos de vista, algumas pessoas possam pensar de forma diferente ou até mesmo repensar suas carreiras para algo melhor.

Abraços e até a próxima.
:wq!


Nenhum comentário:

Postar um comentário