sábado, 21 de janeiro de 2017

Isso é para ontem? Claro, deixa que corremos atrás para entregar!



Olá pessoal, tudo bem?

Por aqui tudo bem, tirando esse dia chuvoso, mas está valendo.

Hoje gostaria de compartilhar algo que venho percebendo em várias companhias e ramos de atividade.
Isso mesmo, não é uma dica técnica, mas é algo que talvez nos faça refletir e querer melhorar e fazer diferente daqui pra frente.

Muitas empresas, dos mais diferentes ramos, e as pessoas que nela trabalham hoje realizam suas atividades mais na base da correria do que do planejamento.
O pior disso tudo é que todos ao redor em sua maioria são capazes e começam a trabalhar desta mesma forma.
Seja por que o prazo é curto, por que a ordem de fazer veio de cima para baixo, por que estão pagando uma "nota preta"... etc. Os motivos nunca vão faltar.

O preço que se paga por isso é estresse, falta de qualidade, coisas sendo implementadas sem sentido, muitas vezes sem utilidade efetiva, gastos desnecessários, pessoas que vivem mais em conflito até consigo mesmas.

Se pararmos para pensar, todos acabamos perdendo.
Hoje é tão comum vermos profissionais indo ao médico com dores diversas (cabeça, braço, costas, dentre outras), não aparece nada nos exames e por fim o diagnóstico do médico é: ESTRESSE.

Essa doença veio para nos atormentar por que demos espaço para ela.

Conforme comentei acima, tudo isso contribui para que muitos profissionais percam o gosto pelo que fazem, acham que escolheram a profissão errada, estão constantemente querendo mudar de empresa achando que o problema é o lugar...

Realmente, hoje em dia isso é uma verdade!!!
Não vou mentir que muitas vezes essas coisas passam por minha cabeça também, afinal de contas estou neste mesmo mercado de trabalho, convivendo com variações de humor, trabalhos dos mais malucos que possam parecer, atividades corridas, mas se temos que responsabilizar alguém, devemos nos responsabilizar em primeiro lugar.

Sim, isso mesmo.
Já comentei em alguns posts que nós somos responsáveis por nossas mudanças, nossas conquistas e por aquilo em que acreditamos e que queremos mudar.

As minhas dicas para isso são:

  • Vamos começar a nos organizar melhor;
  • Entender melhor o que é solicitado;
  • Falar mais... Vamos expor nosso pensamento e comentar  que talvez algo não seja possível como querem... isso faz parte da VERDADE. Hoje temos medo da verdade, por que seremos desafiados a provar o contrário;
  • Tentar entender melhor as pessoas com as quais estamos lidando. Sim, as vezes estamos recebendo uma informação que veio de um "telefone sem fio", quando chega até nós claro que ela chega de forma bem diferente;
  • Vamos ser o mais transparente possível;
  • Confiar mais em nós, principalmente quando temos um grupo grande de pessoas e parece que as atividades não são bem distribuías.
Para está última dica, para não esquecer, vamos lembrar do tio Ben... Tio do Peter Parker (O homem-aranha):

  • Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!

Claro que no nosso caso, os poderes podemos resumir como: Responsabilidade, qualidade, excelência, paciência, dedicação e muitas outras qualidades que deveriam ser padrões no ser humano.
Sim, uma pessoa nunca é igual à outra e é até bom que não seja, mas no quesito trabalho uns 90% ou mais deveria predominar as mesmas qualidades para termos resultados em todas as entregas de forma igual ou equivalente.

Agora o porquê de tudo isso?

Vivendo e aprendendo!!! E com certeza gosto de compartilhar coisas que  venho percebendo e até mesmo fazendo errado para que façamos do nosso ambiente de trabalho um lugar melhor. Afinal de contas, passamos mais tempo lá do que com nossa família, do que fazendo as coisas que gostamos como atividade física, cultural, etc e através do nosso trabalho é que conquistamos o que queremos. OK?

Um forte abraço e vamos fazer a diferença.
Menos pressa, mais qualidade!
Menos estresse, mais qualidade de vida e convivência!

:wq!

Nenhum comentário:

Postar um comentário