sábado, 30 de janeiro de 2016

VCE - Converged Infrastructure - Overview



Olá pessoa, tudo bem?

Vamos iniciar agora uma sequência de matérias referente a infraestrutura convergente, utilizando produtos e recursos da VCE.

Primeiro, o que é e quem é a VCE?

A VCE é uma junção das empresas VMware, Cisco e EMC.


Todas essas gigantes do mercado de tecnologia, sendo a VMware líder no ramo de virtualização, Cisco na parte de network e telecom e EMC na parte de armazenamento e proteção de dados.

É o melhor dos mundos pensar na infraestrutura convergente ainda mais nos produtos VCE, pois todos os produtos são homologados e testados de forma que tornem essa caixa estável, segura, com poder de processamento muito elevado e com possibilidade de crescimento e claro, homologado quanto a compatibilidade de todos os recursos pelos fabricantes.

O conceito de infraestrutura convergente reune o conceito de data center, porém, este data center centralizado na infraestrutura de uma caixa, fornecendo computação, rede, armazenamento e nuvem (Compute, Network, Storage e Cloud).



Antes de entrarmos muito no detalhe da solução como um todo, vou deixar aqui algumas considerações e opinião pessoal minha quanto a este modelo de solução.

Estável?
- Sim, até demais. O que quero dizer com isso, é que por ser uma caixa homologada e pré-configurada, basicamente não podemos sair atualizando qualquer componentes e muito menos de forma aleatória. Ou seja, caso nossa área de atuação ou a empresa mesmo queira sempre ter todos os recursos atualizados quanto ao seu lançamento, saibam que nesta caixa da VCE não rola. Por exemplo, atualização do vCenter, tem que esperar sair a versão de atualização da RCM (explico melhor mais para frente o que é o RCM) que contemple o procedimento para atualização de todos os componentes o que precise ser feito.

Liberdade?
- Nem tanto. Por ser homologada quase sempre precisamos ficar consultando a VCE quando a adição de recursos físicos de expansão como conectores, plugins, etc. Isso faz com que o processo não seja tão rápido e simples e muitas vezes não autorizado com o risco de se fizermos por conta própria perdermos o suporte e garantia do produto.

Escalável de forma ágil?
- Depende do ponto de vista e de qual camada estamos falando...
Se estivermos falando dos recursos de virtualização, sim, permanece como é hoje em dia. Agora se precisarmos remanejar as Blades que fazem parte da solução de Compute, aqui podemos ter vários percalços e ainda assim ver que podemos ter algum problema em relação ao desenho e documentação da solução. Falando tecnicamente, o remanejamento de um servidor é bem simples, mas essa "política"ao meu ver as vezes atrapalha um pouco.

Suporte único?
- Até certo ponto... Não tenho boas experiências com o suporte da VCE, embora nunca tenha tido algum problema realmente crítico que precisasse de demasiada atenção. O suporte especializado é basicamente todo "gringo", para isso temos que trabalhar bastante o inglês (isso não tem problema :D), temos que contar muito com os parceiros que temos aqui no Brasil para poder ajudar e interagir em casos de problema.
Acho que pela proporção a solução, deveríamos ter uma equipe no Brasil ou mesmo esta responsável pela América Latina.

Mas, como eu disse, esses pontos são de minha opinião e nada que impacte na qualidade da solução que a VCE disponibiliza no mercado, ok?

Nesta primeira parte que irá servir mais de introdução, vou encerrar com os tópicos que abordarei nos próximos posts dessa sequência:



- Vblock System - Introdução
- Vblock System - Administração e gerenciamento
- Vblock System - Disponibilidade
- Vblock System - Segurança
- Vblock System - Provisionamento
- Vblock System - Virtualização e gerenciamento de performance
- Vblock System - Proteção
- Vblock System - Manutenção

Todos estes tópicos são baseados no conteúdo do curso Vblock System Administration and Management.

Para quem quiser pesquisar algumas coisas antes dos próximos assuntos, segue alguns sites que serão de grande ajuda:


No site individual de cada fabricante iremos encontrar maior riqueza de detalhes dos produtos.

Nos vemos novamente em breve.
Abraço!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SUDO bloqueado? Vamos desbloquear


Boa noite pessoal, tudo bem?

Recentemente o suporte de uma ferramenta que roda em um servidor que administro, entrou em contato comigo para informar que não estava mais conseguindo executar comandos SUDO com seu respectivo user.

Ele aparecia a mensagem como se a senha estivesse errada, porém, ela funcionava no primeiro login do servidor.

Para analisar melhor o problema, quando o administrador da ferramenta tentou executar o comando sudo su -, eu dei um tail -f /var/log/secure e identifiquei a mensagem de erro da senha e junto um Denied 5...

Pois bem, em algum momento ele conseguiu bloquear esse usuário, ou por que realmente ficou digitando a senha errada, ou por algum problema de sessões não encerradas corretamente.

No meu caso, como os servidores possuem hardening de segurança aplicado, este item estava relacionado a configuração e funcionalidade do pam.d.

Para desbloquear o usuário basta executar o comando:

#/sbin/pam_tally --user UserBloqueado --reset

Pronto!!!
Pode pedir para o usuário testar novamente que vai funcionar certinho.

Abraços e até a próxima.

sábado, 16 de janeiro de 2016

O poder do PROCESSO em uma empresa



Olá pessoal, tudo bem?

Todos sabemos que nos dias de hoje além de organização, determinação e muito trabalho, uma empresa séria precisa ter um processo bem definido e estruturado. E claro, este processo sempre precisa ser revisto e melhorado sempre que necessário.

Mas por que precisamos saber disso?

O processo quando bem estruturado, implementado e seguido, pode fazer com que exista um enorme ganho de tempo sendo na entrega final de um produto para seu cliente ou mesmo para os nossos processos e fluxos internos.
O importante disso tudo é fazer com que todos na sua empresa saibam o processo, dominem o processo, façam parte dele, contribuam para melhora-lo, mas acima de tudo, é necessário que todos sigam o mesmo processo.

Isso mesmo. Existe empresas que todas as áreas envolvidas em um determinado objetivo usem por si próprias um processo que em sua maioria faz sentido apenas para a área que a utiliza e não para a empresa como um todo.

E o que ganhamos com isso?

Nada!

Na verdade temos perda de tempo, produtividade, desgaste e estresse com os envolvidos e seu produto ou cliente final acaba sendo impactado. Essa cadeia de eventos e problemas faz com que uma empresa não cresça, não se atualize mediante ao que está de mais novo no mercado. E isso seja ele qual for.

Eu acredito muito em uma estrutura que é apresentado no programa do History Chanel: O sócio, apresentado por Marcus Lemonis.
É um programa onde este investidor resgata empresas que estão com problemas dos mais diversos, em troca ficando com um percentual das empresas e ele no comando até resolver tudo que for preciso.

Mas o que isso tem haver com processo?

Simples...
Ele ataca onde a maioria das empresas apanha... No processo.
O lema dele é:
- Pessoas, Processos e Produto (Os 3 P's).



Se trabalharmos e lapidarmos as pessoas, fazer com que elas estejam motivadas, entendam o que precisa ser feito e façam o que precisa ser feito, conquistamos o primeiro P.

O processo é a "cartilha" que será seguida pelas pessoas e tudo mais dentro de sua empresa.
Como funciona cada setor, como deve funcionar a comunicação, o papel de cada um, suas responsabilidades, onde podemos ganhar mais tempo com determinada função, onde podemos acelerar o fluxo, enfim... O que cada Pessoa deve seguir. Conquista do segundo P.

Somando os dois P's, teremos automaticamente o terceiro P... O Produto final.

O que uma empresa ganha com tudo isso?

- Clientes felizes e satisfeitos;
- Ótimos produtos;
- Confiabilidade;
- Melhor precisão nos prazos;
- Diferencial;
- Funcionários mais felizes;

E claro, o que mais uma empresa visa... Lucro $$$$

Processo é importante e não é um bicho de sete cabeças. Muito menos algo chato de ser seguido.

Só vale lembrar novamente que todos devemos nos envolver com o processo, querer melhora-lo, sermos ouvidos quanto a sugestões no processo, entende-lo e sempre estar atento quanto ao processo.

Para isso, é sempre bom manter um canal de comunicação único na empresa para notificar alterações e data de quando este entra em vigor.
Uma equipe para pensar e ser dona para cuidar do processo.

Pense grande, pense certo e aja com processo em tudo... Nas pequenas coisas podemos inserir processo e aos poucos tudo ao nosso redor, até no que mais faz sentido teremos a visão do processo para facilitar tudo.

Espero que esta dica ajude todos e que suas empresas, independente de qual seja, possam ter um processo e crescer ainda mais.

Abraço e até a próxima.

domingo, 3 de janeiro de 2016

HINODE - Um novo empreendimento

Olá pessoal, tudo bem?

Eu acredito muito na força que uma parceria pode nos dar.
Por isso o post de hoje é para ajudar a divulgar um novo empreendimento que estou investindo junto com minha esposa. Mas calma que esse não tem nada parecido com tecnologia :) .

Estamos com uma loja online para venda de cosméticos, sendo traduções de perfumes, cremes, hidratantes, etc.

A marca Hinode vem crescendo muito no mercado e com produtos de extrema qualidade.
Loja:



O link acima leva direto para loja da minha esposa. Mas como confirmar se estou na loja certa?
Essa é fácil ... No Menu do lado esquerdo deverá aparecer o nome da minha esposa: Edlene dos Santos Silva Marinho.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre os produtos ou mesmo tirar dúvidas é só mandar uma mensagem que teremos o prazer em responder e poder fazer com que todos conheçam ainda mais estes produtos de qualidade.

Todo mundo cheiroso e bem cuidado por um preço justo!!! :)

Conto com a colaboração de vocês para divulgar.
Obrigado.

Abs e até a próxima.

Feliz Ano Novo - Que venha 2016!!!

Boa noite pessoal.

Ainda não é tarde para desejar à todos um Feliz Ano Novo... Cheio de conquistas e de realizados, muita saúde, paz, alegrias, sucesso e dinheiro $$$ ...

Que esses votos sejam estendidos para seus familiares e entes queridos...

Vamos esquecer o que de ruim aconteceu e passou de 2015 e vamos celebrar a melhor coisa que talvez tenha acontecido neste ano para cada um de nós e lembrar sempre que toda a melhora depende de cada um de nós e muitas vezes apenas de nós!!!

Espero que este ano consigamos compartilhar ainda mais conhecimentos e experiências, trabalhos realizados e metas concluídas.
Que seja um ano ótimo para nosso país e principalmente para nosso mercado tecnológico.

Sucesso à todos em 2016....

Uma oração especial para vocês:

Prece escocesa
"Que os ventos sempre soprem em suas costas, impulsionando-o avante! Que o sol sempre brilhe em seu rosto, iluminando os seus passos e trazendo luz, esperança, alegria de viver, em sua vida muitas vezes difícil. Que as chuvas sempre caiam em seus campos e até nos encontrarmos de novo, que Deus o tenha, suave e seguro na palma de Sua mão." (Prece escocesa)
Abs e até a próxima!!!