Um dica rápida para quem usa Ubuntu Server ou até mesmo para quem está estudando as possibilidades de utilizá-lo depois do anúncio do fim do CentOS.
Bem, pra quem trabalha com monitoração é comum ter que configurar o serviço SNMP no servidor para que ele possa envitar traps ou até mesmo para que a monitoração faça consultas e assim gerar a coleta do consumo de recursos e/ou disponibilidade.
Bem, vou tentar explicar brevemente algumas coisas antes de continuar:
SNMP
- Simple Network Management Protocol - resumindo, é o protocolo mais utilizado para podermos saber o que está acontecendo dentro de um equipamento que tenham suporte a este serviço (exemplo: servidores, equipamentos de rede, alguns storages, etc).
- MIB - As mibs descrevem de forma hierarquica como a gestão dos dados devem acontecer, contendo identificadores (OID) para cada objeto.
- OID - Uma estrututra hierarquica onde com a separação da árvora em alguns pontos temos as identificações do fabricante, modelo do equipamento, versão, recursos que podem ser "coletados". Ao pé da letra, é a identificação do objeto dentro da árvore da MIB.
Exemplo da estrutura de uma MIB:
Imagem do site Support Huaewi - Switch CloudEngine 8800, 7800, 6800, and 5800 V200R003C00.
Acontece que fazendo uma "varredura" em um equipamento por toda estrutura do SNMP que ele responde, pode não ser muito amigável a saída de cada OID. Isso mesmo! Podemos ter saída apenas no formato número e para saber o que é cada item, ter que pegar o número, consultar na internet ou documentação da MIB para verificar qual componente/monitor ele se refere.
Existe algumas opções de comando que fazem a tradução destes OIDs para nomes mais amigáveis e assim podermos ter uma noção melhor do monitor ao qual o OID se refere.
No Ubuntu Server, encontrei um problema onde essa tradução não estava funcionando e por isso resolvi fazer este post para compartilhar.
Para os testes vamos utilizar o comando:
# snmpwalk -t -2 -v2c -c servers IP-DO-DEVICE .1.3.6.1.2.1.25.2.3.1.2
Como podemos ver na imagem acima, não temos a menor ideia do que é cada OID ou cada monitor por assim dizer, quando fazemos uma consulta específica por um bloco da estrutura da MIB.
No Ubuntu Server para resolver isso, precisamos comentar a linha "mibs :" no arquivo /etc/snmp/snmp.conf
Após comentar a linha e salvar o arquivo, devemos fazer o restart do serviço do SNMP
# systemctl restart snmpd.service
E ao fazer o mesmo teste novamente, a saída deve ser semelhate à abaixo:
Apenas como comparativo, quando utilizava CentOS isso não era necessário, pois a configuração que vinha "padrão" na instalação funcionava dessa forma.
Mas é isso ...
Nem tudo é igual no mundo Linux quando falamos de uma distribuição para outra, alguns ajustes requerem mais interação nossa, etc...
Espero que isso ajude.
Até a próxima.
Abs
:wq!