terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Raspberry PI - Instalando o Raspberry PI OS

Salve pessoal, tudo bem?

Uma das coisas mais legais que já criaram sem dúvidas é aquela plaquinha pequena, apenas com conexão USB, rede, HDMI, fonte de alimentação e com Wifi.

Isso mesmo, o Raspberry ...

Existe uma infinidade de coisas que podemos fazer com ele, dentre um desses usos está a mineração de criptomoedas.

Isso mesmo! Mesmo ele não tendo um elevado poder de processamento (se comparado com um PC ou Notebook) e praticamente nenhum se comparado com as mineradoras de Bitcoin, é possível com um Raspberry minerar criptomoedas.

A ideia aqui é primeiro mostrar como preparar um Raspberry, como instalar o Raspberry PI OS, como conectar ele na internet e como acessá-lo sem a necessidade de um monitor, teclado e mouse... E posterior, como prepara-lo para minerar uma cripto chamada Monero.

Para isso, vamos precisar:

  • 1 Raspberry PI (neste caso estou usando o 3);
  • O programa Raspberry PI Imager;
  • Um cartão SD para comportar o SO (aqui estou usando um de 16GB);
  • Uma fonte de alimentação para ligar a placa;
  • Um PC ou Notebook para baixar a imagem do PI OS, instalar o programa para gravação da Imagem, e entrada ou algum adaptador para conectar o cartão SD;
Aqui no meu exemplo, eu vou fazer utilizando um Macbook com MacOS instalado. Devido a isso, eu preciso utilizar um adaptador para conseguir conectar nele o cartão SD.

Mas vamos lá, tendo tudo em mãos... Vamos primeiro baixar a Imagem do PI OS direto do site do projeto: http://downloads.raspberrypi.org

Para facilitar, vou colocar direto o link para o diretório com as versões de imagem que podemos utilizar - http://downloads.raspberrypi.org/raspios_lite_arm64/images/


Aqui eu utilizei a versão mais recente que é essa abaixo:


Clique no respectivo nome de imagem para fazer download (2023-12-11-raspios-bookworm-arm64-lite.img.xz)

Assim que o Download finalizar, vamos baixar o Raspberry PI Imager, que é um programa para nos ajudar  nessa parte de gravar a imagem do PI OS no cartão SD.

Você pode baixar ele através do site oficial do projeto - https://www.raspberrypi.com/software/

Basta escolher a versão pertinente ao seu sistema operacional. Mas resumo da instalação ... NNF (Next. Next, Finish).

Assim que ele for instalado, vamos abri-lo:


Aqui, nos vamos focar em dois campos apenas: Operating System, onde iremos escolher a imagem que baixamos no primeiro passo e Storage, onde iremos escolher o cartão SD, que é o destino final onde o Imager vai fazer todo trabalho de instalação do sistema operacional.

Quando você clicar em Choose OS, iremos clicar em Use custom:


Vamos selecionar a imagem que baixamos:


Em seguida vamos clicar em Choose Storage:


Aqui cabe um ponto de atenção. É sempre bom tomar cuidado com o dispositivo a ser escolhido, se você tiver mais de um cartão SD conectado com PC ou Notebook, se você tiver algum pendrive, etc. Pois ao término do procedimento ele irá apagar tudo que existe gravado, OK?

Devemos chegar na tela de seleção com as seguintes informações:


Clicar em Next ...

Na tela seguinte, vamos clicar em Edit Settings:



Aqui iremos configurar nosso usuário e senha para acesso ao Raspberry PI OS, podemos colocar um hostname para ele, configurar a rede Wifi e habilitar o acesso SSH, que é o acesso remoto via linha de comando.


Hostname eu irei manter o padrão, que é raspberrypi, username vou colocar meu nome mesmo (joao), mas fique a vontade para colocar um username de sua preferência, uma senha para esse login (joao), o nome da minha rede Wifi e a senha para conectar nela.

Em services, eu apenas habilitei o acesso SSH.


Terminando de editar tudo, clicar em Save. E por fim, clicar em Yes para poder aplicar as alterações feitas e gravar tudo isso no cartão SD:


O Imager irá enviar um alerta, informando que tudo que está gravado (tendo ou não) neste cartão SD, será apagado.
Clique em Yes para continuar...


Agora é só acompanhar o processo de gravação da tela inicial do Imager:


Como vai demorar um pouco, sugiro que você tome um café! ☕

Quando terminar, você irá receber uma mensagem informando que você pode remover o cartão SD:


Agora que essa parte da gravação da imagem do PI OS terminou, você pode inserir ele na placa do Raspberry e ligá-lo na energia.

Como nós configuramos o Wifi, ele irá conectar automaticamente (pelo menos é isso que deve acontecer, dando tudo certo). 

Tá ... Mas como eu vou saber o IP que ele irá receber do meu modem Wifi?
Bem, para isso, você precisará conectar no seu modem através da central admin e ver na lista de IPs conectados o hostname que você deu para o seu Raspberry.


Agora você pode utilizar o CMD, Putty, terminal, qualquer outra ferramenta que você utilize para se conectar via SSH no Raspberry com o usuário e senha que você inseriu durante a configuração do Imager.


Pronto!
Já temos um Raspberry PI, com SO instalado, configurado para acessar a internet e com conectividade na nossa rede interna via SSH.

É isso...

O próximo post, iremos preparar esse carinha para minerar uma cripto chamada Monero.

Abs e até a próxima.
:wq!

Nenhum comentário:

Postar um comentário